Seja em uma ocasião de mudança ou reforma, recorrer a um guarda-móveis é uma ótima alternativa para guardar os pertences com segurança. Mas qual o diferencial que este espaço apresenta?
Com o passar dos anos, a população aumentou e consequentemente, elevou-se a necessidade de aproveitar o máximo de espaço possível para habitação. Por isso, muitas pessoas buscam alternativas para ganhar espaço nas residências e empresas e assim surgiu o guarda-móveis.
Mas essa atividade começou no Brasil há mais de 60 anos, com o surgimento de galpões que poderiam ser usados para guardar, de forma temporária, os móveis de uma casa.
Apesar de não ser tão novo no país, muitas pessoas ainda tem dúvidas que como funciona um guarda-móveis e quais as vantagens de escolhê-lo. Se este é o seu caso, recomendamos a leitura deste artigo!
Neste texto vamos explicar mais detalhes sobre o guarda-móveis, como o seu funcionamento, o que guardar e qual o valor médio. Então continue conosco!
Mas afinal, o que é um guarda móveis?
Em uma breve explicação, podemos entender que um guarda-móveis é um local, normalmente um galpão, em que os clientes pagam um valor fixo para guardar os seus pertences por um período específico.
Assim, é uma espécie de aluguel temporário do espaço, para guardar os pertences de maneira segura. Este acordo é feito pelo locador com o proprietário do local.
Existem diversos motivos que fazem as pessoas recorrerem a um guarda móveis. Mas de maneira geral, é quando elas precisam de um espaço para armazenar os itens por um período já conhecido.
Entre os diversos casos que motivam a contratação de um guarda-móveis, estão:
- reformas na casa ou na empresa;
- período de mudança enquanto o novo imóvel não ter sido entregue;
- viagens durante um período mais longo;
- quando a pessoa precisa desocupar o imóvel que aluga;
- Casais recém-casados, que ainda não possuem casa própria;
- quando a pessoa precisa de espaço para guardar os móveis e/ou presentes.
Entre outras situações. Além disso, como o próprio nome sugere, só é permitido guardar mobiliário em um guarda móveis.
Portanto, se uma pessoa deseja guardar, por exemplo, produtos para estoque ou documentos, não será permitido.
Essa é uma maneira de garantir a segurança dos itens guardados. Porque, os móveis ficam em um box exclusivo para a pessoa.
Como funciona um guarda-móveis
Como o próprio nome já sugere, o guarda-móveis tem como intuito inicial guardar pertences que são os móveis de um lar.
Ele foi pensado especialmente para as pessoas que precisavam de um espaço de forma temporária, mas não tinham onde deixar os seus móveis.
A contratação de um guarda-móveis inclui, além da disponibilização do espaço, a embalagem e o inventário dos bens, o transporte e a armazenagem segura de todos os móveis. Diferente do self storage, onde apenas o box é alugado.
Portanto, todo o processo é feito de forma condicionada para que os móveis sejam guardados da melhor maneira.
Após entregar os pertences, a segurança e controle dos móveis são responsabilidades da empresa. Para garantir isso adota cuidados que garantem a proteção e integridade dos pertences.
Fonte: Guarda-móveis: veja as vantagens de escolher este espaço. Storage Guarda-Tudo, 2021. Disponível em: https://storageguardatudo.com.br/blog/. Acesso em 24 de junho de 2024.